Comunicado do Conselho de Arbitragem

Arbitragem

Prédio onde mora árbitro C1 foi vandalizado esta madrugada

1. O prédio onde mora o árbitro C1 Vasco Santos foi esta madrugada vandalizado.
2. O Conselho de Arbitragem fará chegar ainda hoje toda a informação disponível às autoridades, a exemplo do que sucedeu em ocasiões anteriores com episódios da mesma natureza.
3. O Conselho de Arbitragem condena de forma inequívoca e veemente este tipo de comportamento que visa perturbar os agentes da arbitragem.
4. O comportamento irresponsável de agentes desportivos em relação aos árbitros e à arbitragem, velho de décadas, é potenciador deste tipo de situações.
5. Tal como teve oportunidade de sublinhar recentemente, o Conselho de Arbitragem nota que os castigos a árbitros são efetivos enquanto os castigos a dirigentes desportivos produzem reduzido efeito prático.
6. O Conselho de Arbitragem exorta os clubes a demonstrar que são capazes de analisar a gravidade deste tipo de situações e encontrar soluções imediatas no quadro da autorregulação existente.
7. O discurso de ódio dos agentes desportivos tem como principal vítima a arbitragem – e o futebol! -, o que é insuportável e inaceitável.
8. O discurso de ódio no futebol tem de parar de imediato.
9. O Conselho de Arbitragem apela às autoridades públicas para que não esperem por uma tragédia para intervir.
10. O Conselho de Arbitragem defenderá de forma enérgica e inequívoca todos os árbitros portugueses.


;