Sporting CP festeja a conquista da Supertaça

Futebol Fem. - Supertaça Allianz

A equipa leonina venceu, este domingo, a Supertaça de futebol feminino Allianz, ao derrotar o SC Braga por 3-1, com recurso ao prolongamento, em jogo disputado no Estádio Cidade de Coimbra.

O Sporting é o novo vencedor da Supertaça de futebol feminino Allianz. A formação orientada por Nuno Cristóvão bateu, este domingo, o SC Braga, por 3-1, iniciando da melhor forma a nova temporada. Foi preciso o recurso ao prolongamento, com Ana Capeta - tal como havia sucedido na final da Taça de Portugal -, a ser a grande protagonista de mais uma conquista.

A formação orientada por João Marques entrou com maior pendor ofensivo e conseguiu colocar-se na frente do marcador aos 12’, por intermédio de Pauleta no seguimento de uma bola parada. O SC Braga, até ao intervalo, ainda dispôs de mais um par de oportunidades, com Ana Borges, para o lado leonino, a desequilibrar algumas vezes a defesa contrária.

Na segunda metade do encontro, o Sporting surgiu com vontade de reverter o resultado e teve chances claras para o fazer. Aos 74, Ana Leite aproveitou um erro de uma adversária, mas desperdiçou na cara de Rute Costa. No entanto, o golo leonino viria a acontecer, com Ana Capeta a restabelecer a igualdade, levando o jogo para prolongamento.

Nessa etapa de jogo, Ana Capeta aproveitou uma defesa incompleta de Rute Costa, a remate de Ana Borges, e operou a reviravolta. Perto do final, Capeta completou o hat-trick e selou o triunfo final. Tal como havia sucedido na final da Taça de Portugal, a número 7 foi novamente a grande protagonista.

Veja aqui a galeria de fotos da Supertaça Alianz

O troféu da Supertaça foi entregue às 'leoas' pelo vice-presidente da FPF Hermínio Loureiro. A diretora da FPF, Mónica Jorge, e o presidente da AF Coimbra, também participaram na entrega de medalhas às equipas: a vencedora, o SC Braga e a equipa de arbitragem liderada por Catarina Campos. 

Nuno Cristóvão, treinador do Sporting, em discurso direto:
- "Disse na antevisão que ia ser um jogo muito equilibrado, que iria haver pormenores que podiam fazer pender a balança para um lado ou para o outro. Num erro individual, sofremos o primeiro golo, num pequeno pormenor em que não estivemos atentos. Penso que no decorrer dos 97 minutos, pois o jogo teve mais dois na primeira parte e cinco na segunda, o Sporting criou ocasiões diferentes para não ter de esperar até aos 94 minutos (47 da primeira parte mais 47 da segunda) para empatar o jogo. Depois, no prolongamento, acho que veio um pouco ao de cima um pouco mais de frescura da nossa equipa".

João Marques, treinador do SC Braga, em discurso direto:
- "Já decorriam 92 minutos quando a vitória estava praticamente do nosso lado. Mais uma vez, o adversário teve a ‘estrelinha’ da sorte e, contra isso, não podemos fazer nada. Resta-me saudar as minhas jogadoras, que tiveram uma prestação muito boa, com atitude e entrega. Tudo fizemos para levar esta taça para Braga, mas não foi possível".

Ficha de jogo

Supertaça de futebol feminino Allianz
Estádio Cidade de Coimbra

Árbitra: Catarina Campos 
Árbitras assistentes: Cátia Tavares e Sophia Rosa
4.ª árbitra: Ana Cláudia Ribeiro

Sporting: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa, Joana Marchão (Ana Capeta, 82), Fátima Pinto, Ana Leite, Tatiana Pinto, Ana Borges, Carlyn Baldwin (Solange Carvalhas, 66) e Diana Silva (Nadine Cordeiro, 106).
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rita Fontemanha, Carolina Venegas e Matilde Figueiras
Treinador: Nuno Cristóvão
Golos: Ana Capeta (90+2' ,102' e 118')
Disciplina: Cartão amarelo para Fátima Pinto (50')

SC Braga: Rute Costa, Diana Gomes, Jana, Sílvia Rebelo, Regina Pereira (Ágata, 68), Dolores Silva, Mélissa Antunes, Adriana Gomes, Andreia Norton (Laura Luís, 83), Vanessa Marques e Pauleta (Edite Fernandes, 78).
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Oliveira, Queiroga, Guita, Francisca Cardoso.
Golos: Pauleta (12')
Disciplina: Cartão amarelo para Adriana Gomes (75), Diana Gomes (77), Mélissa Antunes (81) e Edite Fernandes (100).


;
;
3 de Setembro 2017
Foto

Diogo Pinto/FPF