Mundial sub-20 vai ter vídeo-árbitro

Arbitragem

É a primeira vez que os árbitros de um torneio de seleções jovens poderão contar com auxílio tecnológico nas suas decisões.

A FIFA oficializou esta quinta-feira a implementação do sistema de vídeo-árbitro - ou VAR, Vídeo Assistant Referee - em todos os jogos do Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017.

Esta decisão do organismo que tutela o futebol mundial representa mais um passo na direção definida pelo seu presidente recém-eleito, Gianni Infantino, que defende há muito a implementação progressiva do vídeo-árbitro no futebol. Este será o primeiro torneio de seleções jovens em que as equipas de arbitragem poderão ser auxiliadas por meios tecnológicos em decisões relacionadas com golos, penálties, cartões vermelhos diretos e identificação de jogadores.

Antes do início do Campeonato do Mundo, que vai decorrer entre os dias 20 de maio e 11 de junho, a FIFA promoverá um debate sobre esta matéria com a participação de Massimo Busaca (chefe do departamento de Arbitragem da FIFA) e Johannes Holzmüller (chefe da divisão de Tecnologia e Desenvolvimento do Futebol da FIFA). Esta iniciativa poderá contar com elementos dos diversos órgãos de comunicação social e está aprazada que o próximo dia 19 de maio, no Jeonju Stadium.

Recorde-se que Portugal integra o grupo C deste Mundial sub-20, juntamente com as congéneres da Zâmbia, da Costa Rica e Irão.

Para conseguir a passagem aos oitavos de final, Portugal tem de conseguir um dos dois primeiros lugares do seu agrupamento ou ser um dos quatro melhores terceiros classificados de todas as séries.


;

Notícias