Vídeo-árbitro live na Final da Taça de Portugal

Video-Árbitro

Jamor acolhe primeira final de competição nacional decidida com assistência de vídeo-árbitro. Fernando Gomes orgulhoso do papel pioneiro de Portugal.

O encontro entre Vitória SC e Benfica, a realizar a 28 de maio, no Jamor, será a primeira final alguma vez disputada, em todo o mundo, de uma prova de âmbito nacional a ter recurso a vídeo-árbitro.

Por consequência, a Taça de Portugal Placard 2016/2017 será também a primeira competição nacional a ser decidida com recurso à assistência do vídeo-árbitro.

Ao contrário do que sucedeu nos nove jogos anteriores testados em Portugal, desta vez o árbitro de campo vai mesmo comunicar com os dois árbitros que estarão a visionar as imagens em direto do jogo. Deste modo, o árbitro que for escolhido pelo CA da FPF para dirigir o encontro de 28 de maio entre Vitória SC e Benfica será o primeiro da história do nosso futebol a contar com o apoio de dois vídeo-árbitros.

Depois de nove jogos testados em modo ‘offline’ (sem paragens do jogo nem comunicação com o árbitro de campo, existindo comunicação entre o VAR e o Árbitro de Suporte, na bancada), a Final do Jamor será, assim, o primeiro jogo realizado em Portugal com recurso a vídeo-árbitro ‘live’.

Até agora, na Europa, o sistema de comunicação em tempo real entre VAR e árbitro de campo só tinha sido utilizado em três partidas de preparação (Itália-França e Itália-Alemanha em 2016, ambos “semi live”, e, mais recentemente, o França-Espanha, partida durante a qual um golo francês foi anulado e outro espanhol foi validado, em duas decisões com recurso ao vídeo-árbitro) e em algumas partidas da Taça da Holanda.

O ‘live’ VAR foi, também, usado no Mundial de Clubes de 2016 e ainda em partidas da terceira divisão da MLS (Estados Unidos) e na Austrália.

A FPF informou, na semana passada, os quatro semifinalistas da Taça de Portugal Placard de que estava a ser estudada a possibilidade de a Final do Jamor vir a ter vídeo-árbitro “live”, em nova etapa da fase experimental de introdução do vídeo-árbitro, que só terminará em março de 2018.

Confirmado este novo passo em frente, o Conselho de Arbitragem da FPF procederá à realização, com os órgãos de comunicação social, de “workshops” sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro, para garantir que os adeptos terão acesso a informação esclarecida sobre os procedimentos que poderão ser realizados durante o jogo da Final do Jamor, relacionados com o vídeo-árbitro “live”.

O Conselho de Arbitragem realizará, também, sessões de esclarecimento junto dos dois clubes finalistas, com o propósito de informar sobre os limites da utilização do vídeo-árbitro.

A Federação Portuguesa de Futebol é pioneira no processo de implementação desta nova tecnologia e escolheu a Final do Jamor, marcada para 28 de maio, domingo, para completar uma série de 10 jogos-teste para o VAR (Video Assistant Referee).

Portugal está, desde a primeira hora, na linha da frente da introdução do vídeo-árbitro como instrumento de auxílio às decisões dos árbitros em momentos fundamentais do jogo.

 A FPF manifestou, desde aí a intenção de avançar com o vídeo-árbitro “o mais depressa possível” e “no maior número de competições possível”.

A 5 março de 2016 o International Board (IFAB) aprovou o vídeo-árbitro, com dois anos para testes. E a 2 junho de 2016 o IFAB aprovou o protocolo para arranque dos testes e incluiu Portugal na lista dos seis países a acolher a fase experimental: os outros países pioneiros no vídeo-árbitro são Austrália, Brasil, Alemanha, Holanda e EUA.

Nesta época 16/17, a FPF, no culminar de um processo que já começou há 17 meses, introduziu testes para o vídeo-árbitro logo na Supertaça Cândido de Oliveira, realizada em agosto passado em Aveiro, e prosseguiu esses testes, ainda em modo «offline», em partidas de todas as fases da Taça de Portugal Placard, desde a 5.ª eliminatória, disputada em dezembro.

Esses testes têm como objetivo aperfeiçoar a introdução deste sistema inovador de auxílio às decisões do árbitro em lances cruciais, num processo que durará mais um ano.

LISTA DOS DEZ JOGOS DE COMPETIÇÕES FPF COM TESTES VIDEO-ÁRBITRO:

-- SL Benfica-Sp. Braga – Supertaça, 7 agosto 2016 – Aveiro

-- Real Sport Clube-SL Benfica – Taça de Portugal, 5.ª eliminatória (14 dezembro 2016) – Estoril

-- Vitória SC-Vilafranquense – Taça de Portugal, 5.ª eliminatória (15 dezembro 2016) – Guimarães

-- Estoril-Académica – Taça de Portugal, 6.ª eliminatória (17 janeiro 2017) – Estoril

-- SL Benfica-Leixões – Taça de Portugal, 6.ª eliminatória (18 janeiro 2017) – Luz

-- Estoril-SL Benfica – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (28 fevereiro 2017) – Estoril

-- Vitória SC-D. Chaves – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (1 março 2017)– Guimarães

-- D. Chaves-Vitória SC – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (4 abril 2017) – Chaves

-- SL Benfica-Estoril – Taça de Portugal, 7.ª eliminatória (5 abril 2017) – Luz

(estes nove em modo ‘offline’)

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL – Vitória SC-SL BENFICA – JAMOR, 28 MAIO 2017

(vídeo-árbitro live, com dois VAR e possibilidade de parar o jogo para corrigir decisões com recurso ao vídeo-árbitro)

OS DOIS JOGOS EM ITÁLIA COM ÁRBITROS PORTUGUESES EM QUE FORAM REALIZADOS TESTES VIDEO-ÁRBITRO «SEMI LIVE»*:

-- Itália-Alemanha, 13 novembro (jogo preparação)

Árbitro principal: Artur Soares Dias

VAR: Jorge Sousa

-- Itália-Dinamarca, 14 novembro (jogo preparação sub-21)

Árbitro principal: Hugo Miguel

VAR: Jorge Sousa

* no modo «semi live», o VAR comunica direta com o árbitro da partida, em tempo real, mas sem interrupção do jogo

JUÍZES PORTUGUESES ENVOLVIDOS EM TESTES VIDEO-ÁRBITRO

-- Jorge Sousa: 6 experiências

(VAR no SL Benfica-SP. Braga, Supertaça; VAR no Itália-Alemanha, jogo preparação; VAR no Itália-Dinamarca, sub 21; VAR no Vitória SC-Vilafranquense, Taça de Portugal; VAR no Vitória SC-D. Chaves, Taça de Portugal; VAR no D. Chaves-Vitória SC, Taça de Portugal)

-- Hugo Miguel: 4 experiências

(Árbitro de campo no Itália-Dinamarca, sub-21; VAR no SL Benfica-Leixões, Taça de Portugal; VAR no Estoril-SL Benfica, Taça de Portugal; Árbitro Suporte no Real Sport Clube-SL Benfica)

-- João Pinheiro: 3 experiências

(Árbitro Suporte no Vitória SC-Vilafranquense; Árbitro Suporte no Vitória SC-D. Chaves; Árbitro Suporte no D. Chaves-Vitória SC)

-- Artur Soares Dias: 2 experiências

(Árbitro de campo no Itália-Alemanha; VAR no Real Sport Clube-SL Benfica)

-- Fábio Veríssimo: 2 experiências

(VAR no Estoril-Académica; Árbitro Suporte no Estoril-SL Benfica)

-- Tiago Martins: 1 experiência

(VAR SL Benfica-Estoril, Taça de Portugal)

-- Hélder Malheiro: 1 experiência

(Árbitro Suporte no SL Benfica-Estoril)

-- Bruno Paixão: 1 experiência

(Árbitro Suporte no SL Benfica-Leixões, Taça Portugal)

  -- Tiago Antunes: 1 experiência

(Árbitro Suporte no Estoril-Académica)

TECNOLOGIA UTILIZADA:

A tecnologia utilizada pela FPF nos testes VAR é propriedade da Hawk-eye (empresa credenciada a nível internacional, que tem desenvolvido o VAR em diversos países).

Inclui um sistema de servidores para capturar e gravar os vários sinais que vêm do Host Broadcaster.

O sistema tem um mínimo de 4 monitores:

-- 2 monitores para o VAR Jogo em direto e monitor onde o operador coloca o replay do melhor ângulo de câmara para análise

-- 2 monitores para o Operador Programa e monitor com 4 câmaras do plano de X câmaras.


;

Notícias