Pierluigi Collina é o 30.º orador do Football Talks

Football Talks

Um dos melhores árbitros da história do futebol mundial, líder do Comité de Árbitros da FIFA desde janeiro passado, virá falar no grande congresso internacional com organização da FPF

 

Pierluigi Collina, 57 anos, presidente do Comité de Árbitros da FIFA, é o 30.º orador confirmado no Football Talks-2017, grande congresso internacional com marca FPF, que se realiza entre 22 e 24 de março, no Centro de Congressos do Estoril.

O dirigente e ex-árbitro italiano falará sobre Arbitragem na manhã de 24 de março, depois de Gabriele Marcotti e antes do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

Nascido em Bolonha a 13 de fevereiro de 1960. É filho de um funcionário público e de uma professora.

Foi jogador nas camadas jovens dos Allievi da Pallavicini, mas uma lesão antecipou o fim da carreira e fê-lo mudar para a arbitragem. Começou como árbitro em 1977, com 17 anos, tendo-se estreado na Série A a 15 de novembro de 1991, num Verona-Ascoli.

Nessa época de 1991/92, dirigiu oito encontros na Série A, registo recorde para um árbitro estreante do primeiro escalão italiano.

Obteve as credenciais FIFA em 1995. Dirigiu a final das Olimpíadas de 1996, entre Nigéria e Argentina, a final da Champions de 1999 entre Manchester United e Bayern Munique, a final do Mundial-2002 entre Brasil e Alemanha, além de muitos outros jogos internacionais de relevo, tendo estado também nas fases finais do Mundial-1998, em França, e do Euro-2000 (Holanda e Bélgica).

Foi eleito seis vezes melhor árbitro do mundo (IFFHS) e sete vezes melhor árbitro italiano (Associação Italiana de Jogadores). Em janeiro de 2010 foi eleito pela IFFHS o melhor árbitro de sempre em todo o mundo.

Terminou a carreira de árbitro em 2004/05, aos 45 anos, numa Pavia-Bari da Taça de Itália, a 21 de agosto de 2005, completando 240 jogos na Série A, 109 internacionais, 79 na Série B e 42 na Taça de Itália.

A partir de julho de 2007, passou a dirigir a arbitragem italiana. Dirige o Comité de Árbitros da UEFA e preside, desde janeiro passado, ao Comité de Árbitros da FIFA, sucedendo no cargo ao espanhol Angel Villar.  

Formado em Economia pela Universidade de Bolonha, foi consultor financeiro num banco em Viareggio.

Em 2006, afirmou ao jornal italiano «Corriere della Sera»: «Sábio é quem pensa. O árbitro não pode ser sábio. Deve ser impulsivo. Deve decidir em três décimos de segundo».

Com a inclusão de Collina, já foram confirmados 30 oradores do Football Talks tendo os três mais recentes sido o primeiro-ministro, António Costa (que falará na sessão de abertura, tal como o presidente da FPF, Fernando Gomes), Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, e Giorgio Marchetti, Secretário-Geral adjunto e Diretor de Competições da UEFA (que falará sobre o novo modelo da Champions e a distribuição de receitas pelos clubes europeus).

O leque de três dezenas de nomes confirmados inclui os presidentes da FIFA (Gianni Infantino), UEFA (Aleksander Ceferin), CONMEBOL (Alejandro Dominguez), Victor Montagliani (CONCACAF), David Elleray (Diretor Técnico do IFAB), Gary Stevenson (presidente da MLS), a Diretora da Divisão de Futebol Feminino da FIFA, Sarai Bareman, o técnico português do AS Monaco, líder da Ligue 1 francesa, Leonardo Jardim, entre muitos outros nomes fortes de setores chave do Futebol, como as competições, os media, a gestão, a comunicação o marketing e até áreas como o digital, os videojogos ou a deteção de apostas suspeitas.

Não perca a oportunidade de ouvir algumas das vozes mais reputadas do futebol mundial e inscreva-se aqui no Football Talks-2017.

Conheça aqui todos os oradores confirmados

 


;

Notícias