Algarve Cup: 24 anos a andar para aqui chegar

Algarve Cup

Pela primeira vez, a Algarve Cup vai servir para a Seleção Nacional feminina preparar a fase final de um Europeu. A luta, essa, vai continuar.

Há 24 anos, os criadores da Algarve Cup projetaram para esta competição um objetivo muito claro: ajudar a desenvolver o futebol feminino português. A edição de 2017 representa, por isso, o resultado do esforço de várias direções e muitos profissionais da FPF, que nunca deixaram de acreditar na relevância competitiva desta prova. Entre os dias 1 e 8 de maio, o maior torneio particular de futebol feminino do mundo vai ser, pela primeira vez, um dos momentos mais importantes na preparação da Equipa das Quinas para a fase final de uma grande competição, neste caso o Campeonato da Europa Holanda-2017, que se realizará entre os próximos dias 16 de julho e 6 de agosto.

A lógica continua a ser rigorosamente a mesma: defrontar os melhores, passar por dificuldades, crescer. Uma sequência coerente. Afinal, os caminhos mais fáceis podem não ser os mais eficazes. Nesta edição da Algarve Cup, que marca o seu regresso a um formato com 12 seleções, há uma equipa que já se sagrou campeã do mundo de futebol feminino (Japão), duas seleções que estiveram presentes nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro-2016 (Suécia e Canadá) e até um dos futuros adversários de Portugal na fase de grupos do Europeu, a Espanha. Uma bitola elevada num torneio que tem a particularidade de confrontar as jogadoras nacionais não apenas com as dificuldades naturais que se esperam em jogos frente a equipas de nível mundial mas também com o facto de realizarem quatro encontros em apenas uma semana. Ou seja, uma experiência muito aproximada da que irão passar no país das tulipas, a partir de julho.

Depois da maior assistência de sempre num jogo de futebol feminino em Portugal, a Algarve Cup-2017 vem dar ainda mais consistência à verdadeira onda de apoio que se sente em torno do futebol feminino e de uma equipa nacional que só sabe olhar para cima e vai seguramente, uma vez mais, cumprir o intuito de se superar a si mesma, tornar-se mais competitiva, mais confiante e mais coesa. No fundo, vão tentar concretizar novamente um dos desígnios verbalizados pelo Selecionador Nacional de futebol feminino, Francisco Neto: encurtar a distância que separa Portugal das nações de topo do futebol feminino mundial.

Recorde-se que a apresentação oficial da Algarve Cup-2017 vai decorrer esta terça-feira no Hotel Real Santa Eulália (14h30) e contará com o contributo dos 12 treinadores presentes nesta edição.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

CALENDÁRIO COMPLETO ALGARVE CUP-2017
 


;
;
27 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias