Sub-17 e sub-19 na elite europeia

Seleções

Portugal é a única seleção qualificada automaticamente para as Rondas de Elite sub-17 e sub-19 da próxima temporada.

As Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 não integraram sorteio dos grupos do I Torneio de Apuramento para os Campeonatos da Europa da próxima época (2017/2018), realizado no último dia 13 de dezembro, em Nyon (Suíça). Mas, afinal, quais as razões pelas quais estas Equipas das Quinas se apuraram automaticamente para as Rondas de Elite de acesso aos respetivos Europeus? A resposta é relativamente simples: os desempenhos das suas antecessoras nas três temporadas anteriores (2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016) deram-lhes esse direito.

Segundo as regras da UEFA, as duas seleções com melhor desempenho nas últimas três épocas desportivas nos escalões sub-17 e sub-19 ficam isentas de jogar as respetivas fases de apuramento na temporada seguinte. A atribuição deste regime de exceção baseia-se num coeficiente que é calculado de acordo com a relação entre o sistema de pontos da UEFA e o número total de jogos acumulados por cada seleção entre as fases de apuramento e a fase final dos Europeus. A cada época, o coeficiente é o resultado da divisão entre o número de pontos acumulados e o número de jogos, sendo que é depois o somatório dos coeficientes nas temporadas em análise que decide as equipas isentas.

Em 2017/2018, o coeficiente de Portugal em sub-17 e sub-19 (11. 167 pontos) permite-lhe ser o único país a conseguir a qualificação automática para as duas Rondas de Elite, sendo acompanhado pela Alemanha em sub-17 e a Espanha no escalão sub-19.

Eis o sistema de pontos da UEFA:

Pontos na primeira fase de qualificação e na Ronda de Elite

Vitória - 3 pontos
Empate - 1 ponto
Derrota - 0 pontos

Bónus

Qualificação automática para a Ronda de Elite - 3 pontos
Qualificação da primeira fase de qualificação para a Ronda de elite - 3 pontos
Qualificação da Ronda de Elite para a fase final - 1 ponto

Fase final

Vencedores sub-17 - 4 pontos
Vencedores sub-19 - 3 pontos
Finalistas sub-17 - 3 pontos
Finalistas sub-19 - 2 pontos
Semifinalistas sub-17 - 2 pontos
Semifinalistas sub-19 - 1 ponto
Quartos de final sub-17 - 1 ponto

Critérios de desempate

- maior número de jogos
- melhor coeficiente na época anterior
- melhor coeficiente nas duas épocas anteriores
- melhor diferença de golos na época anterior
- melhor diferença de golos nas duas épocas anteriores

Portugal lidera troféu Maurice Burlaz

A consolidação do prestígio das seleções portuguesas através da participação regular em fases finais de grandes competições, objetivo sempre perseguido pela FPF nos últimos quatro anos, prova-se também pela atual liderança portuguesa no Troféu Maurice Burlaz, o prémio que distingue de dois em dois anos as melhores seleções de formação do Velho Continente, com base nos resultados nas fases finais dos Europeus sub-17 e sub-19.

Na época passada (2015/2016), a primeira da atual edição, o titulo Europeu sub-17 e a chegada às meias-finais nos sub-19 permitiram às equipas nacionais acumular 14 pontos, mais seis que as federações que surgem posicionadas logo a seguir neste ranking (Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Holanda).

Recorde-se que Portugal ficou no terceiro lugar da última edição do trofeu Maurice Burlaz, em igualdade pontual com a Rússia (13 pontos), numa classificação que a Alemanha venceu (18 pontos).

 


;

Notícias