FPF reforça combate à viciação de resultados

FPF

A Federação Portuguesa de Futebol selecionou a Sportradar como fornecedora de serviços de integridade no desporto. Parceria entra em vigor em janeiro de 2017.

Esta parceria exclusiva para Portugal, renovável anualmente, permitirá que a Sportradar passe a monitorizar as competições não-profissionais de futebol sujeitas a aposta, utilizando para isso um sistema de deteção de fraudes.

A Sportradar é a empresa líder mundial em serviços de integridade aplicados ao desporto e os sistemas de que dispõe já receberam diversos prémios. Tem parcerias com diversas organizações internacionais, entre elas UEFA, AFC, World Rugby, ICC, NBA e NHL. No conjunto, a Sportradar monitoriza cerca de 230 competições de Futebol em todo o mundo.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, salientou a importância deste acordo em declarações ao fpf.pt.

“O combate à viciação de resultados é uma ameaça para o desporto em geral e para o futebol em particular. Em maio tive a oportunidade de chamar a atenção para este problema. Tratando-se de um fenómeno à escala mundial, não devemos partir do princípio que Portugal está imune”, afirmou, lembrando que a FPF “entregou na Assembleia da República um projeto-lei que visa alterar o quadro penal para os casos de corrupção no desporto”, e assinou um protocolo com o Sindicato dos Jogadores, “investindo na prevenção junto de jogadores, treinadores e dirigentes”.

O acordo com a Sportradar, prosseguiu o líder federativo, “é uma mensagem muito clara para todos os que acreditam que podem utilizar as nossas competições para fazer batota”.

“Utilizaremos todos os meios ao nosso dispor para proteger o futebol e colaborar com as autoridades no sentido de combater este flagelo. A Sportradar é uma referência mundial nesta área e uma organização com que estreitámos relações nos últimos meses, através da UEFA, aferindo a sua capacidade e a eficiência dos sistemas de que dispõe”, explicou Fernando Gomes.

Andreas Krannich, diretor executivo para os Titulares de Direitos Desportivos da Sportradar, mostrou-se “entusiasmado por colaborar com a FPF no combate aos resultados viciados” e por saber que a plataforma de deteção de fraude se sustentará “em fatores de extrema importância como a educação e a formação, o que só irá reforçar as defesas de Portugal contra o perigoso fenómeno da manipulação de resultados”.

“Os portugueses estão a viver o espírito da convenção do Conselho da Europa assinada em Macolin (Suíça). É uma honra ajudar a FPF a tornar essa convenção uma realidade”, concluiu o responsável da Sportradar, que será um dos oradores da próxima edição do Football Talks, a realizar entre 22 e 24 de março de 2017, no Centro de Congressos do Estoril.



;

Notícias