2016 em revistaUm ano histórico

2016 foi um ano marcante para a FPF.

Recorde os principais momentos do ano de uma instituição que mostra no dia-dia a sua enorme vitalidade.

A Viagem no Tempo

Acompanhe-nos nesta visita aos melhores momentos de 2016

 
Janeiro
07 a 11 Janeiro 2016

1.ª edição da Taça da Liga de futsal

A Federação Portuguesa de Futebol organiza, em Oliveira de Azeméis, a primeira edição da Taça da Liga de futsal, competição que junta os oito primeiros classificados da primeira volta da Liga Sport Zone. No ano de estreia, o Sporting conquista o título, batendo o Fundão na final por 2-0. Belenenses, Benfica, Braga, Burinhosa, Módicus e SL Olivais e Sporting foram os restantes participantes.

 
Março
31 Março 2016

Inauguração Cidade do Futebol

Um sonho antigo, de décadas, concretiza-se no dia em que a FPF cumpre o seu 102.º aniversário. A Cidade do Futebol é inaugurada no Alto da Boa Viagem, em Oeiras, numa cerimónia que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A partir de agora, nada será mais igual. E os títulos são só uma questão de… meses.

 
Maio
13 a 17 Maio 2016

Vitória das sub-16 no Torneio de Desenvolvimento da UEFA

As jovens portuguesas alcançam um inédito pleno de triunfos num torneio que as juntou à Turquia (3-0), à Espanha (3-0) e à Bélgica (1-0). O futuro sorri ao futebol feminino português.

21 Maio 2016

Portugal conquista título europeu sub-17

Em Baku (Azerbaijão), Portugal volta a saborear – 13 anos após o título do Fontelo (Viseu) – a conquista de um Campeonato da Europa de Seleções. De novo no escalão sub-17. De novo batendo a Espanha na decisão. Desta vez, foi nas grandes penalidades que os comandados de Hélio Sousa ergueram orgulhosos o troféu.

22 Maio 2016

Braga conquista Taça de Portugal

O Jamor é, uma vez mais, palco da festa da final da Taça de Portugal. Tal como em 2015, a Prova Rainha foi decidida nas grandes penalidades. E se no ano transato o Braga havia sucumbido nos castigos máximos diante do Sporting, depois de ter estado a vencer por 2-0 no tempo regulamentar, desta vez a história quase se repetia, diante do FC Porto. Mas, no final, Paulo Fonseca pôde sorrir e devolver aos “arsenalistas” um troféu que já não saboreavam há meio século.

 
Junho
04 Junho 2016

Reeleição Fernando Gomes à frente da FPF

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol é reeleito para o quadriénio 2016-2020, com 92 por cento dos votos expressos. Toma posse para o segundo mandato a 7 de junho, numa cerimónia à qual assiste o presidente da FIFA, Gianni Infantino.

 
Julho
10 Julho 2016

Portugal é Campeão da Europa

A 10 de julho, no Stade de France, é escrita a mais bela página do futebol português. Num jogo que teve todos os condimentos – da lesão de Cristiano Ronaldo, à entrega inexcedível dos nossos internacionais, passando pelo sofrimento dos últimos minutos –, Éder vestiu o papel de herói e deu a Portugal o seu primeiro título internacional. Ao lado da nossa Seleção estiveram sempre os portugueses. Foi a eles que a Seleção dedicou este triunfo.

11 a 24 Julho 2016

Sub-19 semifinalistas, apuram-se para Mundial sub-20

Ainda mal refeitos das emoções do Euro-2016, os adeptos portugueses viram atenções para a Alemanha, onde os sub-19 disputam o Europeu da categoria. O primeiro objetivo – apuramento para o Mundial sub-20 – é atingido com distinção, depois de alcançado o primeiro lugar do grupo. O caminho para o título é interrompido nas meias-finais, aos pés da França, que se sagrará vencedora.

 
Agosto
04 a 20 Agosto 2016

Portugal com diploma olímpico no futebol

As dificuldades sentidas por Rui Jorge na elaboração da convocatória para o Rio de Janeiro tiveram a melhor resposta na estreia da Seleção Olímpica nos Jogos de 2016. O triunfo por 2-0, diante da Argentina, foi o passo decisivo para conduzir Portugal até aos quartos-de-final prova, onde viria a ser eliminado pela Alemanha. Orgulhosa, a Equipa das Quinas traria do Brasil o diploma olímpico.

07 Agosto 2016

Benfica vence Supertaça Cândido de Oliveira

No Municipal de Aveiro, os campeões nacionais ultrapassam o Braga e triunfam por 3-0. O jogo fica marcado pela utilização, por parte da equipa de arbitragem chefiada por João Capela, da tecnologia da linha de golo, sendo que Jorge Sousa desempenhou as funções de vídeo-árbitro, ainda que sem contacto com o juiz principal.

 
Setembro
04 Setembro 2016

Madjer chega ao golo mil

O melhor jogador do Mundo de futebol de praia chega ao milésimo golo pela Seleção Nacional. O primeiro foi apontado em janeiro de 1998, diante do Paraguai. O tento mil chega a 4 de setembro, na partida com a Inglaterra, de apuramento para o Mundial.

06 Setembro 2016

Sub-21 no Europeu com distinção

A fabulosa carreira da Seleção Nacional sub-21 na corrida ao Euro-2017 vale-lhe novo apuramento para a fase final de um Europeu. Um triunfo em Barcelos, diante da Grécia, sela a qualificação a três jornadas do fim. Contas feitas, oito triunfos em dez jogos.

09 Setembro 2016

Portugal defende título nas Bahamas

A Seleção Nacional de futebol de praia vence a Bielorrússia (5-4) e garante a qualificação para o Campeonato do Mundo. Portugal é uma das quatro formações europeias a conquistarem um lugar nas Bahamas, juntamente com a Itália, a Polónia e a Suíça.

10 Setembro a 01 Outubro 2016

Futsal perto da medalha

Portugal está muito perto de repetir a melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo de futsal. Na Colômbia, os comandados de Jorge Braz deixam excelente imagem, ficam no quarto lugar e veem Ricardinho sagrar-se o melhor marcador da prova.

10 Setembro 2016

Nova Liga feminina em marcha

O futebol feminino português vive uma nova era, marcada pela vitalidade. A 10 de setembro arranca a nova Liga Allianz, composta por 14 clubes, e com a presença de quatro equipas convidadas de emblemas das competições profissionais de futebol masculino: Belenenses, Braga, Estoril-Praia e Sporting.

16 a 21 Setembro 2016

Sub-17 garantem Ronda de Elite

Os sub-17 são a primeira de quatro seleções de formação (masculinas e femininas) a garantirem o apuramento para a decisiva etapa de qualificação para o respetivo Europeu, com dois triunfos e um desaire. O distrito de Coimbra recebe os encontros.

 
Outubro
18 a 23 Outubro 2016

Sub-19 (fem.) qualificadas para a Ronda de Elite

Na Bósnia-Herzegovina, as comandadas de Susana Cova garantem a qualificação para a decisiva etapa de apuramento para o Euro-2017. Dois triunfos (Bósnia e Geórgia) e uma derrota (Suécia) mantêm a nossa Seleção com as aspirações intactas de atingir a fase final.

25 Outubro 2016

Estamos no Europeu feminino

A Seleção Nacional feminina escreve em Cluj (Roménia) a página mais feliz da sua história. Um golo de Andreia Norton, durante o prolongamento do play-off, sela a qualificação lusa para o primeiro Europeu feminino da sua história, mesmo que a equipa da casa ainda consiga chegar à igualdade.

26 a 31 Outubro 2016

Sub-17 (fem.) na corrida ao Europeu

As jovens lusas surpreendem no seu grupo de qualificação e ficam no primeiro lugar de uma “poule” onde estão também as potências Itália e Finlândia. O sonho de chegar ao Euro-2017 permanece intacto.

 
Novembro
10 a 15 Novembro 2016

Sub-19 apuram-se para a Ronda de Elite ao soar do gong

Até ao último suspiro. O torneio de qualificação não está a correr de feição, com uma derrota (Bulgária) e um empate (Bielorrússia). O jogo decisivo com a Dinamarca parece ir pelo mesmo caminho, até que nos últimos 15 minutos os comandados de Hélio Sousa dão a volta ao marcador e conquistam o direito de continuar na corrida pela fase final do Euro-2017.

11 Novembro 2016

Testes do vídeo-árbitro na Cidade do Futebol

Portugal continua um parceiro de primeira linha da FIFA e UEFA no que toca à aplicação do vídeo-árbitro. Em novembro, a Cidade do Futebol é palco de um treino do vídeo-árbitro, com Artur Soares Dias e Hugo Miguel a serem nomeados para dirigirem jogos em Itália nos quais a nova tecnologia é utilizada por Jorge Sousa.

 
Dezembro
12 Dezembro 2016

Cristiano Ronaldo conquista quarta Bola de Ouro

O capitão da nossa Seleção acabou da melhor forma o ano, ao conquistar o galardão da prestigiada revista gaulesa, France Football, suplantando Lionel Messi e Antoine Griezmann

Resumo 2016
A inauguração da Cidade do Futebol. O apuramento para o Europeu Feminino. O título europeu sub-17. O milésimo golo de Madjer.
Cristiano Ronaldo vence a quarta Bola de Ouro.
E claro, somos Campeões da Europa.
2016 foi um dos anos mais dourados da história da Federação e deixou muitos mais triunfos para recordar.