Seleção Sub-17

Equipa Técnica

  • Emílio Peixe
    Função: Treinador Nacional
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu na Nazaré a 16 de janeiro de 1973 e iniciou a carreira de futebolista no clube da terra natal, o GD “Os Nazarenos”. Em 1986 mudou-se para Lisboa a fim de representar o Sporting CP, onde jogou nos vários escalões até chegar a sénior.

      Fez parte da chamada “Geração de Ouro” do futebol português, sagrando-se campeão mundial sub-20 em Lisboa (1991), torneio em que foi considerado pela FIFA como o melhor jogador.

      Em 1995 transferiu-se do Sporting CP para o Sevilha, tendo regressado a Alvalade em 1996. Um ano depois mudou-se para o FC Porto, tendo representado ainda FC Alverca, SL Benfica e UD Leiria.

      Ao serviço das Seleções Nacionais, Emílio Peixe cumpriu 12 internacionalizações A e 84 na soma de todos os escalões. Em 1989 capitaneou a Equipa das Quinas no Europeu sub-16 da Dinamarca, que Portugal venceu batendo a RDA na final por 4-1.

      Iniciou a carreira de treinador nas seleções de formação da Federação Portuguesa de Futebol, em 2007, permanecendo desde então na estrutura.

  • Filipe Ramos
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Luanda (Angola), a 21 de abril de 1970. A carreira como jogador começou no GDU Ericeirense (1984/85), mas foi no Torreense (1985/86 a 1988/89) que se destacou.

      O Sporting estava atento e contratou-o em 1989/90, contando com ele durante sete temporadas. Pelos leões conquistou uma Taça de Portugal (1994/95) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (1995/1996). Posteriormente somou passagens por emblemas como CS Marítimo, Vitória SC, GD Chaves, Naval 1.º de Maio e Atlético CP (2000/2001), realizando as últimas três épocas no CD Mafra.

      Ao serviço das seleções jovens portuguesas somou 26 internacionalizações, tendo-se sagrado campeão do Mundo de sub-20 em Riade (1989) e vice-campeão da Europa sub-18 em 1988 (Checoslováquia).

      Começou a acumular experiência como treinador no CD Mafra e no Real SC, antes de iniciar a sua ligação à FPF, onde em 2010 se tornou Treinador Nacional nas seleções de formação.

  • Helio Sousa
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      A carreira de Hélio está ligada ao Vitória FC, clube da cidade onde nasceu a 12 de agosto de 1969 e onde sempre viveu. Depois de uma temporada como sub-13 no CCD Brejos de Azeitão ingressou no emblema setubalense, onde cumpriu 25 épocas, erguendo uma Taça de Portugal, em 2005.

      Em novembro de 1985 teve a primeira de 49 internacionalizações que somou entre os escalões sub-16, sub-18, sub-20, sub-21 e AA. Foi vice-campeão Europeu de sub-18 em 1988 (Checoslováquia) e campeão do Mundo de sub-20 em Riade (1989).

      Um ano depois de ter deixado a carreira de jogador (2005/2006), abraçou o desafio de treinar o Vitória FC. Esteve duas épocas no emblema sadino, rumando de seguida ao SC Covilhã. A experiência positiva valeu-lhe o convite da FPF para assumir o cargo de Treinador Nacional em 2009, ano em que se licenciou em Ciências do Desporto (Instituto Politécnico de Setúbal).

      Viveu no Campeonato da Europa de sub-17 Azerbaijão-2016 o momento mais alto da carreira de treinador, vencendo o troféu.

  • Joaquim Silva
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
  • JOSÉ OLIVEIRA
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nasceu em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, a 5 de setembro de 1965.

      Jogou no SC Arcozelo e no SC Esmoriz, onde terminou a carreira e deu os primeiros passos como treinador. Foi contratado pelo SC Espinho, onde era o principal responsável técnico dos sub-17 e coordenava todos os escalões de formação do emblema nortenho. Em 1993/94 tornou-se treinador-adjunto dos espinhenses, função que desempenhou até 1996/97, a mesma época em que regressou ao ponto de partida como treinador: SC Esmoriz. Nunca deixou a Academia e é, hoje, Professor Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sendo o Coordenador do Gabinete de Futebol.

      Em 1998/99 iniciou o seu trabalho no FC Porto, onde foi campeão em vários escalões jovens, quer como treinador principal quer como assistente. Em 2010, depois de ter sido adjunto de Carlos Queiroz na Seleção Nacional, foi treinador principal da Académica, seguindo-se nova passagem pelas equipas jovens do FC Porto. Em 2015 regressou à FPF, para o quadro de Treinadores Nacionais das Seleções Nacionais.

  • RUI BENTO
    Função: Treinador Assistente
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Natural de Silves, onde nasceu a 14 de janeiro de 1972, dividiu a formação como futebolista entre o Silves FC e o SL Benfica. Seguiu-se o Boavista FC (duas Supertaças, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional). Voltou depois a Lisboa para representar o Sporting CP (um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal).

      Soma 76 internacionalizações e 5 golos em várias Seleções Nacionais, dos sub-16 aos AA. Foi campeão do Mundo de sub-20 no torneio realizado em Portugal em 1991.

      A carreira de treinador teve início em 2004/2005, no Académico de Viseu, e passou ainda por Barreirense FC, FC Penafiel e Boavista FC, antes da sua primeira passagem pela FPF, em 2009/2010.

      Iniciou a época 2010/2011 ao leme das Seleções Nacionais sub-16 e sub-18, rumando ainda nessa época a Aveiro para orientar o SC Beira-Mar. Esteve na Arábia Saudita (Al Ahli) e na Tailândia (Bangkok United). Ainda representou o CD Tondela antes de regressar à FPF, em 2016/2017.

  • Pedro Roma
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      É natural de Pombal, tendo nascido a 13 de agosto de 1970. A ligação de década e meia, entre 1994 e 2009, à Académica de Coimbra (onde já estivera pouco depois de subir a sénior), defendendo as cores dos estudantes enquanto concluía a sua licenciatura em Ciências do Desporto, constituirá sempre imagem de marca do seu percurso.

      Pedro Roma teve também passagens relevantes por SC Pombal, onde “nasceu” para o futebol, Naval 1.º Maio, SL Benfica (conquistando uma Taça de Portugal), FC Famalicão, SC Braga e Gil Vicente FC.

      O Treinador Nacional somou, ainda, duas internacionalizações no escalão de sub-21.

      Pós-graduado em Treino Funcional pela Universidade Lusófona e detentor dos cursos UEFA A e UEFA PRO, iniciou a ligação à FPF em 2010, para abraçar as funções de treinador de guarda-redes da Seleção Nacional A feminina. A partir de 2011 passou a treinador de guarda-redes dos escalões de formação das Seleções Nacionais de futebol masculino.

  • Pedro Ferreira
    Função: Treinador Nacional de Guarda-Redes
    Data de Nascimento:
    • Biografia

      Nascido em Mafra a 25 de setembro de 1965, começou a formação como guarda-redes nos iniciados do SB Corvense e terminou-a no CF Belenenses. Estreou-se como sénior aos 19 anos pelo CD Cova da Piedade e depois alinhou nas duas ligas profissionais: SCU Torreense, Académica e SG Sacavenense fizeram parte do percurso até ao regresso a uma casa que conhecia bem, o Estádio do Restelo, onde passou mais cinco anos. Jogou depois no SC Salgueiros, no Vitória SC e no FC Porto (uma Taça de Portugal e uma Supertaça), terminando a carreira de guarda-redes no Vitória FC.

      No ano 2000 foi convocado pelo então Selecionador Nacional, Humberto Coelho, para a fase final do Campeonato da Europa.

      Já como treinador, iniciou a sua ligação à FPF em 2004, durante o Campeonato da Europa de Sub-21 que decorreu na Alemanha. O treinador de guarda-redes exerceu simultaneamente as mesmas funções no Vitória FC (primeiros nos escalões de formação e mais tarde na equipa principal) até 2007, ano em que passou a trabalhar exclusivamente no desenvolvimento dos jovens talentos das balizas nacionais.

Sponsors