Dois estreantes cheios de orgulho

Futsal - Seleção A

Tiaguinho e Tiago Cruz são duas das caras novas na convocatória de Jorge Braz para o estágio da Seleção A e não esconderam a felicidade de estar entre os melhores.


A Seleção Nacional de futsal concentrou-se este domingo em Rio Maior para realizar um estágio de observação e preparação que se prolongará até terça-feira e que contempla a realização de quatro treinos no Pavilhão Municipal de Rio Maior.

Entre os convocados de Jorge Braz estão sete estreantes: Eduardo Filipe (Osasuna), João Azevedo (Burinhosa) e Rui Pedro Cardoso (Modicus), os três guarda-redes, e também Gonçalo (Quinta dos Lombos), Papa Unjanque (Leões de Porto Salvo), Tiaguinho (SC Braga/AAUM) e Tiago Cruz (Rio Ave).

Tiaguinho e Tiago Cruz são, entre todos os convocados, aqueles que mais vezes representaram os sub-21.

Tiaguinho soma 12 internacionalizações nos sub-21 oito nos sub-19 e explicou ao fpf.pt que essa etapa nos escalões de formação pode facilitar a integração de jogadores na Seleção A.

“Trata-se de um sonho tornado realidade poder vir treinar com os melhores que são também os meus ídolos. Senti o coração cheio ao saber desta convocatória que é também fruto do meu trabalho. Agora quero desfrutar desta oportunidade e continuar a trabalhar. O espaço das seleções jovens ajudaram também a abrir-me esta porta. O trabalho da Federação tem sido excelente, criando as seleções mais jovens que são um espaço de aprendizagem. Podemos, nesse espaço, começar a ter uma ideia mais clara do que é que estar ao mais alto nível. Essa experiência acaba por ser muito importante para nós. Quando chegamos aqui pela primeira vez à Seleção A já sabemos algumas das rotinas, pois o projeto de Seleção acaba por ser transversal a todos os escalões. Já chegamos aqui com umas luzes do que é estar num espaço de excelência.”

Tiago Cruz, internacional sub-21 em 14 ocasiões, também sublinhou a “excelente experiência” que foi representar os escalões mais jovens.

“Foi muito importante para mim a passagem pelos sub-21, pois permite-nos chegar à Seleção A melhor preparados. Este é um espaço de excelência e estou muito orgulhoso por poder estar aqui e ter a oportunidade de trabalhar com os melhores. Pelo trabalho que tenho vindo a desenvolver no meu clube e pela evolução que tenho tido, não posso dizer que não estivesse à espera de poder ser chamado. Tenho vindo a trabalhar muito bem no Rio Ave e isso fazia-me acreditar que podia ser chamado. É a primeira vez que vou trabalhar com este lote de jogadores e é um grande orgulho para mim poder trabalhar com os melhores e estar entre eles.”

Tiaguinho vai representar o SC Braga/AAUM pela segunda época, por empréstimo do SL Benfica, e espera que esta oportunidade de jogar mais o ajude a crescer.

“Encarei a minha ida para o SC Braga/AAUM como uma oportunidade para crescer mais. Tenho tido a possibilidade de ter mais minutos de jogo e trata-se de um projeto do qual sempre gostei muito. Está a ser uma experiência que está a correr bem. Comecei a jogar futsal na COHAEMATO e aos 16 anos fui para o Benfica. Nasci no Porto e ir aos 16 anos para Lisboa foi uma boa experiência. Na altura, fui viver com vários colegas – éramos dois da cidade do Porto – e ao princípio foi difícil, mas foi uma experiência que serviu para crescer.”

Natural de Vila do Conde, Tiago Cruz explicou que começou a jogar nas escolas do Caxinas e espera poder partilhar esta sua alegria com um conterrâneo especial. “Trata-se de uma escola com uma excelente formação. Comecei muito novo e quando cheguei a sénior surgiu a oportunidade de ir para o Rio Ave, onde estou há duas temporadas. Penso que a excelente formação que tive no Caxinas me proporcionou chegar a sénior com outra capacidade. Há muitos jogadores de futebol e futsal das Caxinas. Trata-se de um local onde todos gostam de jogar de futebol e lá já saíram vários internacionais A, como o Fábio Coentrão, o Bruno Alves, o Hélder Postiga, o André André… Conheço o Fábio Coentrão. Ainda não tive oportunidade de falar com ele depois desta convocatória, mas de certeza que quando me encontrar com ele nas Caxinas irá ficar muito orgulhoso por eu ter vindo à Seleção A de futsal.”
 

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que nclui informações sobre os jogadores convocados, o programa e outras informações.


;