FPF contribui para publicação científica

Institucional

João Brito, Fisiologista da Unidade de Saúde e Performance da FPF, foi um dos editores convidados do suplemento do Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.

A publicação "Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports" contou com o apoio e contributo da Portugal Football School/Federação Portuguesa de Futebol.

João Brito, Fisiologista da Unidade de Saúde e Performance da FPF e investigador da Portugal Football School, foi um dos editores convidados do suplemento do Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, assinando o sumário executivo do terceiro suplemento da referida publicação, juntamente com Craig Williams (University of Exeter, Reino Unido) e Morten Randers (University of Southern Denmark, Odense, Dinamarca). A publicação engloba 8 artigos científicos que abordam o lançamento de uma plataforma que tem desenvolvido o conceito de "Football is Medicine", destacando a importância da prática recreativa do futebol na prevenção e tratamento de diversas doenças, como cancro e diabetes.

André Seabra, Diretor da Portugal Football School, e Pedro Figueiredo, Fisiologista da USP, foram ainda co-autores do editorial.

João Brito, em declarações ao fpf.pt, explicou esta participação: “Este número especial do 'Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports' dedicou-se à evidência científica para a utilização do futebol recreativo enquanto estratégia de combate à inatividade física de crianças, bem como no tratamento de doenças tão prevalentes como a diabetes ou o cancro da próstata. A produção de ciência nestas áreas tem sido uma prioridade para a Portugal Football School, pelo que desde logo aceitamos colaborar e apoiar esta publicação, garantindo a divulgação do conhecimento produzido em acesso livre”, realçou.

O número especial pode ser consultado aqui.


;

Notícias