Seleção Sub-19

Presidente da República felicita Campeões da Europa

Seleção Sub-19

A Seleção Nacional sub-19 foi recebida em Belém por Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve acompanhado por Tiago Brandão e João Paulo Rebelo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou esta terça-feira, em Belém, os campeões da Europa de sub-19, anunciando que estes vão ser condecorados com a Ordem de Mérito.

Confira aqui as melhores fotografias do evento.

Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve acompanhado por Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto, felicitou toda a comitiva pela glória alcançada na Finlândia: "Em vários domínios há quem tenha mérito que deve ser reconhecido por todos os portugueses. E é o significado do encontro de hoje: agradecer-vos, em nome de todos os portugueses, felicitar-vos, em nome de todos os portugueses, e ficar feliz porque Portugal tem futuro", disse.

"Na vida, nada como perder uma vez, perder duas vezes, perder três vezes, e ganhar à quarta. Pode parecer estranho, seria mais fácil ganhar à primeira, mas a vida não é assim. A minha vida não foi assim, ganhei e perdi muitas vezes, e só pude ganhar depois de ter perdido muitas vezes", acrescentou.

Leia aqui o discurso do Presidente da FPF, Fernando Gomes:

Campeões,

No desporto, como na vida devemos ter a consciência de que o caminho é tão importante como a chegada. O ponto de partida nunca pode ser esquecido. Por isso é meu dever e orgulho saudar os seguintes clubes, onde os nossos campeões iniciaram o seu caminho:

Beira Mar, Leixões, Vitória Sport Clube, Barreirense, Damaiense, Academia Lacatoni, Outurela, Tercena, Académica, Sport Lisboa e Benfica, Vianense, Sporting Clube de Portugal, Boavista, FC Porto, Lusitano Ginásio Clube e Amadora.

Hoje, estes atletas concentram-se em menos clubes, aqueles que mais apostam em infraestruturas e metodologias de treino. Os que apostam na qualificação das suas academias e dos seus recursos humanos. E aqui incluo Rio Ave e Sporting Clube de Braga, que cederam atletas a esta vitoriosa Seleção.

É por isso que começo por todos eles. Este título é, em grande medida, de muita gente que está fora da Federação. É hora de o saber reconhecer.

Mas não é menos hora de sublinhar que se faz na Cidade do Futebol um trabalho de exigência, compromisso e excelência. De treinadores a médicos, de staff operacional a jogadores. Temos uma cultura de vitória. Sabemos que transportamos ao peito, muito da representação de Portugal.

A esta equipa, especificamente, fica o meu público louvor. Porque é com certeza muito importante criar as condições certas, mas são vocês quem constrói um grupo vencedor. São vocês quem consegue esquecer a cultura individual de cada um e transformar essa exigência numa cultura coletiva. Em que o sucesso individual se apaga e nasce um sentir de missão por Portugal.

Chama-se a isso, cultura de Seleção. Uma cultura que o nosso campeão Hélio Sousa tão bem tem sabido passar a todos os jogadores que treina nas seleções. Nestes últimos 4 anos ganhámos títulos europeus e mundiais nas três vertentes do Futebol: o futebol e 11, o de praia e o futsal. Somos campeões da Europa em título em Futsal e Futebol de 11, algo que só aconteceu duas vezes em toda a história do futebol Mundial.

Na formação juntamos este Europeu de Sub19 ao Europeu de sub17, conquistado em 2016, ano em que inauguramos a Cidade do Futebol. Títulos conquistados por atletas que jogam em Portugal e no estrangeiro. Algo impensável há meia dúzia de anos, porque todos jogavam cá, nestas idades. Quase meia equipa que entrou em campo para jogar a Final já joga fora do nosso País.

Para jogarem em Portugal, precisam de espaço e oportunidades. Em 2011, quando presidi à Liga Profissional, implementámos a participação de equipas B nas provas profissionais. Um modelo que respondeu à falta de oportunidades. São agora precisas ainda mais respostas. É por isso uma feliz coincidência que hoje mesmo se vá sortear o primeiro Campeonato de Sub23 em Portugal, a LIGA REVELAÇÃO.

Sou pouco adepto de leis protecionistas que fecham o mercado pela quantidade. Mas entendo que clubes, jogadores e governantes, podem e devem sentar-se à mesa – e para isso a Federação está disponível – para que o investimento que Portugal faz na formação, não se perca por propostas de valor desportivo duvidoso.

Senhor Presidente,

Em Setembro arranca a qualificação para o Europeu feminino de Futsal. Asseguro-lhe que faremos de tudo para cá vir trazer-lhe mais uma conquista. Porque futebol não é, nem pode ser, um exclusivo de homens.

Senhor Presidente,

Agradeço, uma vez mais, a honra que nos dá em acompanhar o nosso trajeto. E deixo-lhe um convite especial porque sei que é uma pessoa que lidera pelo exemplo: O de que acompanhe na Polónia, um dos jogos desta nossa Seleção, no Campeonato do Mundo de Sub20, que vai acontecer no final de Maio e inicio de Junho do próximo ano.


;
;
31 de Julho 2018
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias