O “objeto de desejo” que distingue os melhores

eFootball

Troféu da Liga Portuguesa Pro Clubs foi pensado para representar a excelência competitiva na maior prova 11x11 da FPF esports.

Depois de uma época longa e exigente, o reconhecimento dos que atingiram os seus objetivos tem de corresponder ao esforço empreendido durante vários meses. Esta premissa é tão válida para os desportos reais como para os virtuais e a FPF esports prestou o tributo merecido à equipa da FTW Legacy que venceu a Liga Portuguesa Pro Clubs desta temporada.

A excelência competitiva revelada pela formação que terminou no lugar mais alto do pódio foi reconhecida com a atribuição de um troféu idealizado pelo designer e professor universitário Nuno Martins.

O docente na Escola Superior de Design do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) não esconde que o objetivo desta obra foi “criar um objeto de desejo” que respeitasse a especificidade das competições esports, mas também a identidade dos troféus das provas organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

A exigência deste projeto tem como base os valores pelos quais se rege o organismo que tutela o desporto-rei: “Procurámos concretizar um trabalho de topo, como sempre. São 70cm de troféu, não há muitos assim. Queremos criar um impacto positivo não só na comunidade esports em Portugal, mas sim em todos os adeptos de futebol. A aposta da FPF nesta área é atestada pelo facto de equiparar estas competições a todas as outras que tutela e esta iniciativa é mais passo nesse sentido”, frisou Nuno Martins.

O troféu da Liga Portuguesa Pro Clubs obedeceu também a conceitos muito bem definidos, que contribuem para a carga simbólica que lhe está associado: “As linhas são agressivas, mas o resultado final não. O maior desafio foi combinar uma obra jovem e irreverente com os valores nacionais associados ao futebol. A ambição de chegar ao nível máximo de competência também foi refletido nesta peça.”

A relação de Nuno Martins com os vídeojogos também se revelou decisiva para o produto final: “Sempre tive preferência por videojogos relacionados com desporto, sobretudo futebol. No Instituto Politécnico onde leciono também há um grande centro de investigação de vídeojogos e até já desenhei a imagem de uma conferência científica sobre o tema. Por isso, já estou familiarizado com este tema, e com o futebol também. Este troféu é o resultado deste casamento", concluiu.

 


;

Notícias