Fernando Santos: "Tunísia é muito organizada"

Seleção A

Selecionador Nacional encontra semelhanças entre o futebol dos tunisinos e de dois dos adversários de Portugal no Mundial-2018.

A Seleção Nacional A cumpriu este domingo o treino de adaptação ao Estádio Municipal de Braga, palco do primeiro jogo da Equipa das Quinas neste ciclo preparatório para o Campeonato do Mundo FIFA Rússia-2018, agendado já para segunda-feira, pelas 19h45, frente à Tunísia.

Antes do apronto vespertino, que decorreu pelas 18h00, o Selecionador Nacional Fernando Santos protagonizou a conferência de imprensa de antevisão deste encontro de caráter particular e deixou elogios ao adversário: "Vai permitir tirar ilações. A Tunísia é uma equipa muito organizada, com muita qualidade, à semelhança de Marrocos. O próprio Irão, não sendo africano, tem um futebol mais perto destas equipas."

Questionado relativamente ao esquema tático a utilizar, o técnico português foi taxativo: "Cada vez menos é discussão. São meras circunstâncias de início de jogo. Portugal vai jogar dentro da sua filosofia. É um adversário de grande valia, que também vai estar no Campeonato do Mundo. Tem algumas semelhanças com equipas que vamos defrontar. Portugal joga normalmente num sistema mais híbrido. Não é 4-3-3 ou 4-4-2. Portugal não vai atuar num 4-3-3 típico, até porque hoje em dia poucas equipas jogam nessa base. Antigamente, as posições eram mais rígidas, hoje não é da mesma forma. Quero ver se a equipa cumpre bem o que temos trabalhado ao longo da semana. Depois tirarei as minhas ilações."

Fernando Santos valorizou ainda a utilizadade dos jogos de preparação antes de uma grande competição internacional: "Ver o estado dos jogadores, como estão depois da paragem dos campeonatos, o que assimilaram desta semana de treinos... Estes dois jogos servirão para ver a evolução dos jogadores em todas as componentes para depois afinar a nossa presença na Rússia. À semelhança de 2016, estes jogos servem para analisar os treinos para ver o que é preciso fazer tanto no aspeto físico como no tático", concluiu.

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


;
;
27 de Maio 2018
Foto

FPF/Diogo Pinto