Seleção Sub-17 Feminina

Portugal supera Bélgica no arranque da Ronda de Elite

Futebol Fem. - Sub-17

A Equipa das Quinas iniciou a Ronda de Elite de acesso ao Euro da melhor forma com uma vitória frente à Bélgica (2-0).

A Seleção Nacional feminina sub-17 entrou da melhor forma na Ronda de Elite de acesso ao Euro. A Equipa das Quinas venceu, esta sexta-feira, a Bélgica, por 2-0, num encontro realizado no Estádio Sportpark de Hanen Weide, em Veen (Holanda), a contar para a primeira ronda desta fase de qualificação 

Num duelo intenso e equilibrado, as equipas proporcionaram um encontro animado. Depois de uma primeira parte sem alterações no marcador, onde as belgas foram ligeiramente mais regulares e consistentes, Portugal entrou muito bem no reatamento e criou perigo com algumas iniciativas, sobretudo por intermédio de Teles e Jacinto. Aos 72', surgiu o primeiro golo para a formação lusa. Telma Encarnação, a passe de Teles, inaugurou o marcador. Perto do final, mais concretamente aos 80'+1, Encarnação bisou na partida e confirmou a vitória de Portugal.

No outro encontro do agrupamento, a Holanda bateu a Roménia por 2-0.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:
- "Tivemos algumas dificuldades na primeira parte, não pressionámos bem e estivemos algo precipitadas com bola. Na segunda parte conseguimos entrar de uma forma consistente, mais agressivas na pressão e conseguimos criar mais ocasiões de golo. Com tudo isso acabámos por conseguir marcar o primeiro e, depois, o segundo. Foi um bom resultado, que me parece ajustado àquilo que aconteceu nas duas partes. Na segunda metade do jogo foi evidente a nossa capacidade coletiva e a eficácia".

- "É uma vitória coletiva, não só de quem jogou, mas também das jogadoras que não tiveram a oportunidade de jogar e que serão fundamentais para os próximos jogos. As jogadoras superaram-se e o desgaste foi grande".

- "A Telma Encarnação acaba por entrar ao intervalo, depois de a equipa já ter passado por uma primeira parte de grande exigência. É uma boa finalizadora, mas ninguém consegue resolver um jogo por si. Temos de enaltecer a solidez da defesa e as colegas do meio-campo que lhe fizeram chegar a bola em condições".

Segue-se o encontro com a anfitriã Holanda a 26 de março, pelas 19h00 locais, e a Roménia na última jornada, marcada para 29 de março, à mesma hora.  

Recorde-se que apenas os vencedores de cada grupo se apuram para a fase final do Campenato da Europa feminino sub-17, que irá decorer na Lituânia, entre 9 e 21 de maio.

Ficha de Jogo
1.ª jornada do Grupo 1 da Ronda de Elite
Acesso ao Campeonato da Europa
Estádio Sportpark de Hanen Weide, em Veen


Árbitro: Yuliya Larionova (Azerbaijão)
Árbitros assistentes: Khayala Azizzade (Azerbaijão) e Natascha Krijt-van Der Linden (Holanda)
Quarta árbitro: Shona Shukrula (Holanda)

Portugal - Bélgica (0-0 ao intervalo)

Portugal: Carolina Jóia, Mariana Rosa, Maria Dias, Daniela Santos (cap.), Bárbara Lopes, Sofia Silva, Ana Albuquerque, Andreia Jacinto, Ana Teles, Vera Cid (Maria Negrão, 41') e Luana Marques (Telma Encarnação, 41')
Suplentes: Patrícia Leitão, Marta Ferreira, Alicia Correia, Ana Seiça, Beatriz Cameirão, Maria Alagoa e Joana Calado
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Telma Encarnação (72' e 80'+1)
Disciplina: Cartão amarelo a Maria Dias (32') e Bárbara Lopes (50')

Bélgica: Femke Bastiaen, Kees, Zenia Mertens, Teulings (Bouker, 68'), Knapen (cap.), Aster Janssens, Lisa Petry (Eurlings, 52'), Buabadi, De Bondt (Camps, 77'), Tess Wils, Fran Meersman
Suplentes: Delvaux, Brackman, Temmerman, Claerbout, Cordier.
Treinadora: Tamara Cassimon
Golos: -.
Disciplina: -.


;

Notícias