Marcos Paulo: "O meu avô disse-me para honrar esta camisola"

Seleção Sub-18

Avançado estreante nos sub-18 admite ver em Deco e Pepe exemplos a seguir, não escondendo também o sonho de se cruzar com Ronaldo na Cidade do Futebol.

A Seleção Nacional sub-18 concentrou-se esta segunda-feira na Cidade do Futebol para cumprir um estágio de observação até à próxima quarta-feira.

Relativamente à convocatória inicial, o Treinador Nacional Rui Bento faz três alterações: saíram Francisco Meixedo (FC Porto), João Monteiro (SL Benfica) e João Ferreira (SL Benfica), tendo entrado Dário Caetano (UD Leiria), Di Di (Rio Ave FC) e Guilherme Soares (SC Braga).

Os restantes jogadores apresentaram-se na concentração e integraram o treino vespertino ministrado pela equipa técnica nacional.

Crescer a sentir Portugal
Marcos Paulo nasceu a 1 de fevereiro de 2001 e foi criado em Santa Izabel do Pará, no Norte do Brasil. Neto de um português (do lado da mãe), o jovem avançado ligado há 7 anos ao Fluminense conta também com passagens por Vasco da Gama, Profute de Tanguá e...pela escola de futebol do pai e dois tios: "Foi aí que tudo começou. Eu e um primo gostávamos muito de jogar e eles tiveram a ideia de criar uma escolinha. Aos poucos fui-me destacando nos jogos com clubes de dimensão superior até chegar ao Fluminense", começou por contar ao fpf.pt.

Detentor de dupla nacionalidade (portuguesa e brasileira), o avançado que se tem destacado no campeonato brasileiro vê a primeira chamada a uma seleção portuguesa com um orgulho indisfarçável: "O meu avô fez sempre questão de me falar muito de Portugal, sobretudo da história enorme do país. Isso despertou obviamente em mim uma grande vontade de saber mais, de informar-me, e quando lhe disse que tinha sido convocado ele ficou muito feliz. Conversámos muito e disse-me para honrar esta camisola", revelou.

Questionado sobre os objetivos de Quinas ao peito, Marcos Paulo foi taxativo: "Procurar o meu espaço. É a primeira vez que aqui estou e terei de mostrar o meu valor. Agradeço a quem me deu esta oportunidade e vou encarar este desafio com mentalidade vencedora. Acho que vai ser uma experiência muito enriquecedora e estava ansioso por trabalhar ao lado dos meus colegas."

As primeiras impressões do grupo de trabalho não podiam ser melhores: "Toda a gente procurou deixar-me muito à vontade, falaram comigo tranquilamente e têm facilitado a minha integração. O treinador [Rui Bento] pediu-me para mostrar nos treinos o futebol que me trouxe até aqui e eu vou procurar corresponder."

A envolvência da Cidade do Futebol é uma motivação-extra, confessou o estreante: "É tudo muito bonito e funcional. As salas, os campos com ótimos relvados, os espaços para refeições e reuniões...depois, claro que seria um sonho cruzar-me com Cristiano Ronaldo! O que posso dizer? Eu jogo a avançado e ele é obviamente uma referência para mim, procuro analisar sempre a forma como se movimenta e admiro a sua eficácia na concretização."

Pepe e Deco, dois símbolos da Seleção Nacional que também nasceram no Brasil, têm percursos que Marcos Paulo conhece bem: "O Deco jogou no Fluminense, não consegui conhecê-lo mas lembro-me bem de o ver jogar e sei que representou muito bem Portugal. Claro que também tenho grandes memórias do Pepe, tanto pelo Real Madrid como pela seleção portuguesa", concluiu.

A Equipa das Quinas volta ao trabalho na Cidade do Futebol esta terça-feira, com dupla sessão de treino (10h00 e 17h00).

Eis a lista completa de convocados atualizada:

BENFICA SAD: Henrique Jocu; Daniel Martins; Francisco Saldanha; Gonçalo Ramos; Jair Tavares; Nuno Cunha
EVERTON FC: Pepe
FC PORTO SAD: Levi Faustino; Rafael Pereira; Rodrigo Valente; Tiago Matos
FLUMINENSE FC: Marcos Nascimento
JUVENTUS FC: Rafael Fonseca
LEICESTER CITY FC: Sidnei Tavares
SC BRAGA SAD: Bruno Rodrigues; Eduardo Ribeiro; Eduardo Soares; Pedro Martins; Guilherme Soares
SPORTING SAD: Carlos Silva; Félix Correia; Rodrigo Fernandes
UC SAMPDORIA: Bruno Amado
VITÓRIA SC SAD: Gonçalo Tabuaço
UD LEIRIA: Dário Caetano
RIO AVE FC: Di Di

Plano de Treinos (Cidade do Futebol)

24 de setembro de 2018 | segunda-feira
Concentração na Cidade do Futebol  até às 15h00
17h00: treino (Cidade do Futebol)

25 de setembro de 2018 | terça-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol )
17h00: treino (Cidade do Futebol)

26 de setembro de 2018 | quarta-feira
10h00: treino (Cidade do Futebol)
16h30: treino (Cidade do Futebol)


;

Notícias