Portugal faz o pleno de vitórias na qualificação

Futsal - Sub-18

A Equipa das Quinas goleou, este sábado, a congénere da Sérvia, por 15-3, na derradeira ronda da fase de apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude.

A Seleção Nacional de futsal sub-18 fez o pleno de vitórias na qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, ao golear, este sábado, a Sérvia por 15-3, em Vrnjacba Banja.

Após dois triunfos nas duas primeiras rondas, diante da Hungria, por 8-3 , e da Ucrânia, por 8-4, a formação portuguesa, com esta goleada frente aos sérvios, fechou este apuramento no 1.º lugar, com 9 pontos (3 triunfos em outros tantos jogos), algo que deixa o conjunto orientado por José Luís Mendes com a possibilidade de vir a ser escolhido pelo Comité Olímpico para representar o país nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Para a formação portuguesa marcaram Nuno Chuva (bis), Célio Coque (três), Milton Dias (três) e Izaquel Té, Tomás Reis (bis), Hugo Neves (bis) e Gustavo Rodrigues (bis).

Portugal é, com esta vitória no Grupo A, um dos melhores primeiros classificados neste apuramento, tendo vantagem sobre Espanha pelos golos marcados. Os espanhóis também terminaram com 9 pontos, mas com menos golos apontados (23 marcados e 2 sofridos). Só a partir de março se saberá quais serão as equipas escolhidas para representar Portugal nos JO Juventude.

Buenos Aires 2018 - UEFA Qualifiers - Gr. A
1. Portugal --------------------3-3-0-0-31-10-9 pontos
2. Ucrânia---------------------3-1-1-1-13-13-4 pontos
3. Sérvia ----------------------3-1-0-2--8-21-3 pontos
4. Hungria ---------------------3-0-1-2--8-16-1 pontos

José Luís Mendes, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Na primeira parte poderíamos ter feito um pouco melhor. Criámos muitas situações de golo e fomos para o intervalo com um resultado [4-2] um pouco aquém do que era esperado. Estivemos bastante melhor na segunda parte, fomos muito mais eficazes. Em termos gerais, fizemos um bom jogo e os jogadores estão de parabéns pelo compromisso e pela atitude". 

- "O nosso objetivo era ficarmos elegíveis para os Jogos Olímpicos da Juventude e isso foi conseguido com muito mérito. Agora temos de esperar pela decisão do Comité. É uma geração com muita qualidade e muito valor. É este o caminho e vamos continuar a tentar melhorar a cada treino e em cada ação que iremos ter".

Ficha de Jogo 
Qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude
3.ª Jornada do Grupo A
Pavilhão “Vlade Divac", em Vrnjacba Banja (Sérvia),

Árbitros: Jacob Pawlowski (Alemanha) e Damian Jaruchiewicz (Polónia).
3.º Árbitro: Ingus Purins (Letónia).

Portugal 15-3 Sérvia (4-2 ao intervalo)

Portugal: Pedro Mónica, Daniel Costa, Célio Coque (cap.), Hugo Neves, Tomás Reis
Suplentes:  Bernardo Paço, Nuno Chuva, Milton Dias, Izaquel Té e Gustavo Rodrigues.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: 1.ª parte: Nuno Chuva (7'86), Célio Coque (11'70), Milton Dias (12'94) e Izaquel Té (14'60); 2.ª parte: Tomás Reis (20'57/32'65), Milton Dias (20'76/31'97), Célio Coque (23'53'/24'60), Chuva (27'57), Hugo Neves (33'43/40') e Gustavo Rodrigues (28'49/39')
Disciplina: -.

Sérvia: Margetic, Jovica Petrovic (cap), Vlajkovic, Urosevic, Marinkovic, 
Suplentes: Koljajic, Ckonjevic, Milasinovic e Ardeljan
Treinador: Vladimir Jovanovic
Golos: 1.ª parte: Milasinovic (11'97), Ardeljan (15'59) e auto-golo de Célio Coque (38'52)
Disciplina: Cartão amarelo a Ardeljan (23'53) e cartão vermelho a Ckonjevic (25'70)

Nota final: 

- O Comité Olímpico de Portugal (COP) pode indicar uma equipa masculina e uma equipa feminina para a participação nos Jogos, desde que as mesmas cumpram os critérios de qualificação;

- As modalidades coletivas que podem integrar os Jogos são o andebol de praia, o futsal, o râguebi de 7 e o hóquei em campo;

- No caso do futsal, tornam-se elegíveis os primeiros classificados de cada grupo de apuramento feminino e os dois melhores primeiros classificados dos quatro grupos masculinos da zona europeia;

- Só em março, após a realização da qualificação europea de râguebi 7, ficará a conhecer-se o conjunto de equipas elegíveis;

- Nesta altura, e caso haja mais que uma portuguesa elegível em cada género, caberá ao COP a indicação final de quem representará Portugal em Buenos Aires


;

Notícias